Galeria Thomas Cohn

Blog ESTONISHING ! 13 Artistas joalheiros no Brasil . “Face” Workshop com Ruudt Peters RUUDT PETERS ESTONISHING/ MADE IN BRAZIL/ JUST NECKLACES Marcia Cirne Lima na Art Jewelry Forum

MARCIA CIRNE LIMA

19 novembro 2015

JOALHERIA CONTEMPORÂNEA – Fazemos parte ou corremos atrás ?

 

A  especialidade “Joalheria Contemporânea” virou galeria física por primeira vez em 1976 (há quase 40 anos !).  Quem abriu o circuito foi o dublê de artista e galerista Paul Derrez, ainda ativo (e muito ativo) hoje em Amsterdam.

Ao longo do tempo, foram criadas novas galerias na Europa, nos Estados Unidos na Asia e na Oceania.  Hoje são mais de cem no mundo (mais de 200 incluindo as mistas que incluem a joalheria clássica).  O campo é vasto, mas os maiores centros estão nos lugares onde existe ensino das técnicas joalheiras.

Não é o caso do Brasil.

O artista brasileiro para aperfeiçoar sua técnica precisa de cursos no Exterior.
O resultado da carência de centros de ensino resulta em carência de artistas e falta de informação sobre esse nicho da arte contemporânea.

A galeria está dando um primeiro passo através da promoção de workshops com os artistas internacionais que integram nosso programa de exposições.  O passo seguinte consiste em mostrar os artistas que apesar dessa falta de infraestrutura conseguem levar sua obra adiante.  Nossa pesquisa tem nos levado a artistas brasileiros que serão propostos em eventos internacionais.   Fechamos 2015 apresentando MARCIA CIRNE LIMA que por sua vez descreve sua obra como segue:

Minhas jóias desta exposição são resultado de um jogo entre os materiais borracha, prata e aço, sua maleabilidade, cor, rigidez, memória, resistência e peso combinados de forma a transformarem-se pelo modo de usar e o corpo de quem as veste. São pensadas para terem diversas configurações. A função de uso acaba por  ser determinante de alguma carga poética alcançada em cada peça. Simples. Sem narrativa, sem representação nem simbologias.

São desenhos de usar.

Abertura:  24 de Novembro  (3a. Feira) – 19hs.

Encerramento: 16 de Dezembro (4a. Feira)

OBRAS MARCIA4409

 Marcia Cirne
Colar 2014
Materiais: colar de prata, borracha, filigrana

OBRAS MARCIA4536

Marcia Cirne
Colar 2014
Materiais: colar de prata, borracha, cabo naútico e peça em raku.

OBRAS MARCIA4552

Marcia Cirne
Detalhe do Colar 2014
Materiais: colar de prata, borracha, cabo naútico e peça em raku.

OBRAS MARCIA4941

Marcia Cirne
Colar
Materiais: bandoleira de prata e arcos de borracha